São Francisco - Meu sonho não tem fim

São Francisco

   Voltar à Lista

São Francisco nasceu em 1181 ou 1182 (não se sabe com exatidão), em Assis, na Itália, sendo batizado com o nome de Giovanni di Pietri. Porém, seu nome foi mudado pouco tempo depois para Francisco (em homenagem a França), pois seu pai, Pietri di Bernardone era comerciante e viajava muito à França, onde sempre fazia bons negócios.

 

Mesmo sendo o único filho, do mais próspero comerciante da região, em 1204, iniciou sua conversão gradual ao mundo da caridade, dedicando-se a dar esmolas e oferecendo até mesmo as suas roupas aos pobres, desprezando o dinheiro e todas as coisas mundanas e materiais.

 

Desempenhou voluntariamente, o papel de cuidar dos leprosos da região, que naquela época viviam à margem extrema da sociedade, sendo execrados por tudo e todos.

 

Passou a viver em pobreza absoluta, iniciando a Ordem Franciscana, que cresceu rapidamente, e em 1219, atravessou uma grande expansão, principalmente para a Alemanha, Hungria, Espanha, Marrocos, França, chegando até a Inglaterra. Desde o seu inicio até os dias de hoje, a Ordem prega a simplicidade, a caridade e o amor incondicional a todas as criaturas, demonstrando toda a paixão Franciscana pela natureza e pelo próximo.

 

São Francisco morreu em 03 de outubro de 1226, em Assis, com pouco mais de 40 anos de idade.

   Voltar à Lista

 


Copyright © 2024 ONG “Meu sonho não tem fim” - Todos os direitos reservados.

Powered by 2 SYS